Analista de dados: o que faz e quanto ganha um Data Analyst

Como o papel de um cientista de dados é relativamente novo e às vezes nebuloso, aqueles no campo trabalharam para definir e diferenciá-lo do analista de dados. Eles trabalham para desenvolver rotinas que podem ser automatizadas e facilmente modificadas para reutilização em outras áreas. Analistas mantêm um punhado de softwares e ferramentas especializados em seu arsenal para ajudá-los a realizar isso. A palavra “analista” pode fazer você pensar em alguém que trabalha além do resto da empresa, mas isso está longe da verdade.

  • Esses profissionais podem ser encontrados em uma ampla gama de indústrias, como tecnologia, finanças, saúde, varejo, marketing, governo e muito mais.
  • Com capacidade de criação e implantação de aplicações de software com banco de dados, conhecendo a estrutura de redes, equipamentos e periféricos, ambientes operacionais e linguagens de programação.
  • André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos.
  • O analista de dados júnior deve fornecer suporte aos gestores e equipes, ajudando-os a interpretar os resultados e tomar decisões informadas com base nos dados disponíveis.

Eles podem atuar em indústrias, varejo, finanças, entretenimento e em muitas outras áreas da tecnologia. No entanto, muitas organizações valorizam a experiência prática e habilidades técnicas, permitindo que profissionais de diferentes formações adquiram as competências necessárias por meio de cursos e treinamentos especializados. A capacidade analítica do profissional passa pela sua qualificação ao enxergar respostas em meio aos dados. Por isso, o analista dedicará bastante tempo do seu trabalho a avaliar diversas possibilidades e cruzá-las com os dados, para então chegar a respostas. Além do salário fixo, muitos analistas de dados também recebem benefícios adicionais, como plano de saúde, vale-refeição, bonificações por resultados, participação nos lucros da empresa, entre outros. Esses benefícios podem variar de acordo com a empresa e a negociação realizada pelo profissional.

Dicas para se destacar como um analista de dados júnior no mercado brasileiro

Já na área da educação, ele pode usar sua expertise para analisar informações para melhorar a aprendizagem dos alunos e avaliar o desempenho de programas educacionais. Mas a verdade é que aprender com uma comunidade de apoio e fazer networking para após o curso se empregar não é em qualquer lugar! Em conclusão, a carreira de Analista de Dados oferece uma oportunidade emocionante para explorar o mundo dos dados e influenciar as decisões empresariais. Esses profissionais podem ser encontrados em uma ampla gama de indústrias, como tecnologia, finanças, saúde, varejo, marketing, governo e muito mais.

Quem se forma nessas qualificações tem a preparação para lidar com rotinas de trabalho com dados e desempenhar papel fundamental nas empresas mais relevantes do país. O time de dados de uma empresa é o grupo de colaboradores que trabalha coletando, tratando e estruturando um nível de materiais que, mais tarde, se tornará informação. Esse conteúdo é a base do que analistas vão analisar, ou seja, dedicar seu olhar com rigor para entender padrões, projetar hipóteses e detectar realidades do negócio. É interessante https://www.colunatech.com.br/analise-de-dados-60487/ pensar que quem se capacita como analista de dados não precisa trabalhar apenas em cargos com esse nome. Com a implementação da cultura analítica nas empresas, será cada vez mais comum que pessoas com visão orientada a dados se tornem grandes líderes ou mesmo consultoras de negócios. Segundo dados do site de empregos Catho, a média salarial para esse cargo é de aproximadamente R$ 6.000 a R$ 9.000 mensais, podendo variar para mais ou para menos dependendo dos fatores mencionados anteriormente.

Criação das habilidades que o mercado pede

Apesar de ter um perfil analítico, um analista de dados também precisa ter visão de negócios para saber como identificar as demandas da organização e comunicar os insights gerados pela análise qualitativa de dados. As organizações reconhecem cada vez mais o valor da análise de informações para tomar decisões. Assim, esse profissional é uma parte importante no processo, fornecendo informações críticas para orientar as operações e o crescimento da organização. Os dados são relevantes em praticamente qualquer empresa, afinal, é possível obter insights valiosos sobre qualquer coisa.

Queda da inflação no Reino Unido dá ganhos às bolsas europeias – Jornal de Negócios

Queda da inflação no Reino Unido dá ganhos às bolsas europeias.

Posted: Thu, 16 Nov 2023 15:15:09 GMT [source]

Descubra como funciona a metodologia BPM e quais os principais benefícios que ela pode trazer para os processos de sua empresa. Soft skills como pensamento crítico, pensamento analítico e comunicação efetiva também são muito utilizadas no dia a dia de um profissional dessa área. Em um mundo cada vez mais orientado por dados, a profissão de Analista de Dados emerge como uma das mais valorizadas e promissoras. Veja como o Amplitude, curso de analista de dados ferramenta com foco em analytics e marketing multicanal, potencializa o desempenho de produtos e aprimora a experiência do usuário de maneira inteligente e eficaz. Descobrir o que um curso de Análise de Dados pode proporcionar é o primeiro passo de uma jornada de formação. Cursos também permitem network com pessoas que já são liderança na área, ao mesmo tempo que conectam você com quem está em um momento parecido da carreira.

Desenvolva as soft skills essenciais para analistas de dados

Através de tornar os dados que coletam de forma perspicaz e fácil de entender, fornecem valor adicional aos clientes para ajudá-los a tomar decisões informadas para seus negócios. Uma pessoa que não tem experiência com essa rotina pode aprendê-la a partir do campo técnico. Em sequência, no aprendizado do curso, profissionais desenvolvem sua capacidade analítica por meio de atividades práticas inspiradas em cases de sucesso. Esses exercícios qualificam futuras pessoas analistas a desenvolverem a habilidade de extrair informação de dados.

  • Essas disciplinas fornecem a base teórica necessária para entender os princípios da análise de dados.
  • Tudo isso pode ser feito em conjunto com a frente de negócio para gerar resultados substanciais.
  • Diplomado pela Univates, Rafael de Oliveira é analista de comunicação e marketing e sua atividade está diretamente relacionada com a análise de dados, aqui mesmo na Univates.
  • Para o acesso às ocupações requer-se curso superior completo, sendo desejável curso superior de tecnologia (tecnólogo), cursos de especialização ou de pós-graduação.