O que é Front-end e Back-end? Quais são as Diferenças?

Entre os setores de tecnologia mais requisitados pelas empresas estão o Front-End e Back-End. Embora o trabalho desses profissionais seja oposto em muitos sentidos, eles também são complementares e estão diretamente ligados. A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. De todas as maneiras, no fim das contas, vemos que os donos de negócio que tocam as suas ações de marketing precisam ter, pelo menos, um mínimo de conhecimentos sobre programação.

O back-end é a parte do desenvolvimento voltada para o servidor, lógica e banco de dados de um aplicativo ou site. O front-end se concentra na interface do usuário, interações visíveis e experiência do cliente. Enquanto o back-end lida com a funcionalidade, o front-end trabalha na apresentação e usabilidade. Em resumo, o desenvolvedor front-end trabalha https://www.pragmatismopolitico.com.br/2024/01/curso-desenvolvimento-web-meses-alavancar-carreira.html com um foco maior na camada da interface da aplicação que “tocará” o usuário, seja ela de um site, de um programa desktop, ou um de aplicativo móvel. O seu objetivo é oferecer para o usuário a melhor experiência em sua plataforma. Por outro lado, o back-end é o que está por “trás” da aplicação, atuando no que o usuário não pode visualizar.

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

O programador back-end é responsável por fornecer os dados para o front-end utilizar na interface do usuário. Domine React.js, a biblioteca líder de mercado para Front-End, desde os fundamentos em HTML, CSS e JavaScript até o uso de APIs e testes end-to-end, e desenvolva interfaces de sites e web apps eficientes e escaláveis. O Back-End é o setor responsável pela criação e manutenção da estrutura das aplicações e o que faz com que todas as suas funcionalidades funcionem.

  • Todas as informações das pessoas cadastradas na faculdade vão vir do seu servidor, onde o mesmo vai estar conectado com um banco de dados.
  • Desenvolvedores de front-end e back-end têm objetivos diferentes para criar o aplicativo final.
  • É possível se especializar em uma área, ou até mesmo nas duas, assim, será possível se conectar com a prática de como a internet e os aplicativos que vemos hoje em dia são gerados.
  • Também é multiplataforma e pode ser utilizada em diversos tipos de sistemas operacionais.
  • É possível, por exemplo, utilizar programação funcional ou procedural ao mesmo tempo em que trabalha com orientação a objetos, por exemplo.
  • Lembre-se de que, independentemente da área escolhida, a compreensão básica de ambos os lados – Front-End e Back-End – pode ser benéfica para uma visão mais ampla do desenvolvimento web como um todo.

Pessoas que cuidam do produto e do UX Design também conseguem melhorar em suas funções ao incorporar conceitos e conhecimentos de front-end. O UX pode ser aperfeiçoado na prática com a otimização das interfaces a partir de novos recursos e tecnologias do front. O programador front-end é aquele que utiliza uma série de tecnologias para desenvolver a interface do usuário, composta por botões, menus, links, páginas, imagens, gráficos, etc.

dicas práticas para descrever seu perfil profissional

Eles visam atender aos requisitos do usuário e, ao mesmo tempo, cumprir todas as considerações de segurança e custo. Além disso, você pode ter que optar por um lado particular do mundo em desenvolvimento com base na necessidade ou no que seu empregador requer. Por exemplo, se um projeto precisa de uma solução de gerenciamento de banco de dados, a organização Por que bootcamp de programação vai te fazer um profissional melhor? deve encontrar um desenvolvedor backend. Ao escolher o idioma frontend correto, os desenvolvedores começam com o que sabem, depois optam por frameworks e linguagens específicas que se ajustam ao resultado desejado. Por exemplo, o HTML oferece aos usuários uma experiência essencial e de alto desempenho, fazendo sentido construir sites simples.

front-end e back-end diferença

Também existem soluções chamadas BaaS (Backend as a Service), que fornecem tanto o Banco de Dados quanto a interface de acesso encapsulada em uma única ferramente. Quando você acessa um site de notícias, as últimas notícias serão baixadas do back-end e exibidas na tela pelo front-end. Se o HTML cria o botão e o CSS o estiliza, é trabalho do JavaScript adicionar funcionalidade a ele, fazendo uma chamada ao back-end ou interagindo com outros elementos da página. Um exemplo prático de atuação do back-end é o auxílio na validação e segurança de dados, só que de forma mais complexa que a atividade do front-end que citamos mais acima.

O Que é um Desenvolvedor Full-Stack? Um Guia para o Desenvolvimento Full-Stack

Algumas bibliotecas são frameworks de fronteira, e as frameworks normalmente contêm o que seria considerado uma biblioteca. Simplificando, uma biblioteca pode ajudar um desenvolvedor a realizar tarefas específicas, mas não requer nenhum estilo arquitetônico de local do desenvolvedor. As bibliotecas servem como grandes coleções de recursos, ao contrário de fundações orientadoras.

  • É importante que ele tenha conhecimento em testes e desenvolvimento cruzado de navegadores, para garantir que o site tenha boa compatibilidade em várias plataformas e dispositivos.
  • Aprenda nesse artigo o que é e qual a diferença entre front-end e back-end e as tecnologias utilizadas em cada área.
  • E se um profissional de programação for expert nos dois segmentos, ele é conhecido como full stack.